sexta-feira, 22 de maio de 2009

academia

Resolvi ir para uma academia. Procurei me esforçar ao máximo para permanecer e não desistir em alguns meses, como já fizera outras vezes. Fazia os exercícios de musculação que me passavam, esteira e um pouco de bicicleta ergométrica. Existe coisa mais sacativa do que isso??? pois é, me propus a ficar para sempre na academia, mas não é facil, porque a coisa é chata e põe chata nisso, mas....e para piorar as coisas, você fica constantemente com dores, doi tudo que é lado do corpo, tinha dias que não conseguia mexer a cabeça e os ombros, outras vezes minhas pernas doiam tanto que eu até mancava, minha região lombar parecia estar se desmanchando de tanto que doia. Biceps, triceps e todos os iceps do corpo doiam, eu puxava os ferros e pensava, que diabos estou fazendo aqui, um bando de mocinhos sarados e mocinhas se exibindo e o coroa aqui feito idiota e todo dolorido, mas continuava. Isso durou um ano, um longo ano de dor, sofrimento e saco cheio, mas muito estóicamente continuei. Lógico que respeitei todas as minhas dores, os musculos que estavam muito sensíveis, eu os poupava por alguns dias e trabalhava mais com os outros. se o orientador queria me por um peso que exigisse muito esforço, eu diminuia, e fui de pouco em pouco avançando, muito lentamente, para não transformar a tortura em muita tortura, alias quem ja fez academia sabe perfeitamente do que estou falando. Quando comecei o segundo ano de academia notei uma grande diferença, as dores eram muito mais leves e passageiras, ficava dolorido só alguns dias, no inicio de exercícios novos, mas logo que me acostumava , parava de sentir dor, nem mesmo desconforto. Ai comecei a progredir, passei a fazer aulas de abdominal, uma dificuldade terrivel no começo, mas muito bom para fortalecer os musculos abdominais e preservar nossa sofrida coluna lombar, você para de fazer alavanca nela, tendo força nos braços e no abdomem. Para continuar sempre na bendita academia, usei todo o meu potencial obsessivo, aquele que te força a fazer as mesmas coisas, por mais chatas que elas sejam, e também tomei o cuidado de jamais, mas jamais mesmo, faltar e ficar pulando dias da semana sem ir malhar, porque esse é o principal passo para se largar os exercícios, sempre pense que nada, mas nada mesmo é tão importante quanto atividade fisica regular e constante. Atualmente estou entrando no sexto ano de academia, sou daqueles fixados, que conhecem todos os aparelhos e exercícios, todo mundo sabe que se você não apareceu é porque o mundo esta prestes a entrar em colapso.....sem piadas, faço tres horas de academia por dia, cinco dias por semana, atualmente já corro na esteira, por longos minutos, tambem faço aulas de bike (spinning e rpm), continuo com aulas de abdominal, agora posso dizer, com orgulho, não tenho mais nem um dedo de barriga e minha cintura que era 94 cm, atualmente esta no 82, as séries de musculação continuam, não sou de muito peso até hoje, apesar de até conseguir, mas evito excessos, por dois motivos, um é evitar que a coisa se torne uma tortura muito grande e outra é que não estou um pingo interessado em ser musculoso, nessa altura do campeonato, né mesmo!
bem minha gente, aqui vai algumas dicas para você suportar a permanencia por longa data em academias:
-Nunca ache que você vai adorar, a coisa é chata sim, porem extremamente necessaria e boa.
-Nunca falte, nem que for para ir alguns minutos, faça disso tão importante quanto ir ao seu trabalho todos os dias, vi centenas de pessoas desistirem exatamente da mesma forma, começam indo todos os dias, logo passam a falhar e em seguida desaparecem, podem perguntar para qualquer rato de academia, que irão concordar comigo, e olha que são centenas de pessoas que desaparecem, média de 1 fica, para cada 100 que entra, minha observação nesses 5 anos.
-Não pare na primeira dorzinha que sentir, você sentira muitas dores sim, mas qualquer um sabe diferenciar uma dor passageira, daquela em que houve uma lesão real. Persista e va poupando os musculos mais doloridos, porem não deixe de movimenta-los tambem.
-Não tenha pressa, comece bem suave e leve, vai aos poucos aumentando seus exercícios e pesos, mas bem aos poucos, não tenha vergonha de pegar 3 quilinhos ao lado do marombado que pega 200. Cada um na sua, um dia você pode chegar lá, se for do seu interesse.
-Nunca faça da academia uma fonte de mais tortura doque ela já é, procure ficar naquilo que você ache suportavel, não tenha pressa, no começo faça exercícios que mais gosta, e evite aqueles muito desgastantes, com o tempo você chegara neles.
-Não fique também escolhendo demais e evitando inumeros exercícios, porque muitos do que nós detestamos, são aqueles que mais precisamos, você não gosta porque tem que fazer mais esforço ou tem menos coordenação para o tal exercício, logo é o que você mais precisa.
-Procure fazer aerobica, musculação e alongamento todos os dias, isso te dara a forma fisica ideal, trabalhando com todo o corpo: coração, circulação, pulmão, musculos e flexibilidade.
-Comece e nunca mais pare, no mínimo tres dias por semana, quatro é melhor e o ideal são cinco dias, com dois de descanço da musculatura. Quanto a tempo fica de acordo com cada um, sempre dentro de sua capacidade, sem exageros e tambem sem corpo mole. A maioria das academias tem professores que são formados em educação fisica, relativamente bons, mas o que importa é você se cuidar e estar muito atento ao seu corpo, ele lhe dira quando é bom parar e até onde pode ir, se acontecer alguma coisa mais séria ,pode ter certeza que voce se descuidou e se deixou levar.
-Use todo o seu potencial OBSESSIVO, aquele que te mantem nos trabalhos mais chatos, na rotina do dia a dia, sem jogar tudo para o alto e desaparecer, pois é, esse potencial que quase todos temos, ele é fundamental para te manter fazendo exercícios fisicos. Não deixe suas series de exercícios pela metade, faça sempre tudo, da esteira, bicicleta até a musculação e o alongamento, se estiver com saco cheio ou sem tempo, faça um pouco de cada um. Saia sempre com a sensação de missão cumprida e como sou mais esforçado do que a maioria....
-Procure olhar com bons olhos o ambiente da academia, lá tambem tem coisas divertidas, pessoas bizarras, situações engraçadas, modelitos dos mais variados, até alguns chocantes, gente bonita, gente feia, outros muito feios, corpos bonitos, gostosos, gordos, magros, esqualidos, obesos, enfim a fauna de academia sempre nos fornece algo diferente. Se voce vira rato de academia ,com certeza ira ter bons relacionamento com outros ratos , acaba ficando amiguinho de tanto se encontrarem e fazerem aulas juntos.
-A última coisa que posso dizer da minha experiencia, é que de fato, a gente fica viciada e acaba gostando. O mais interessante é que, nas poucas ocasiões em que somos obrigados a parar, sentimos muita falta, por incrivel que pareça! Se fico alguns dias sem malhar, começo a ter depressão, isso mesmo, me da um baixo astral, mesmo quando estou de férias e viajando. Ai entendi porque muita gente faz exercicios em hotéis e navios e outros lugares estranhos,achava que era exibicionismo, mas é que vira necessidade mesmo. Agora tenho certeza que vou permanecer com meus exercícios fisicos até morrer.
-Falei em exibicionismo, mas de fato, após alguns anos de academia e muito esforço e dor, acho que é até merecido um pouco disso, afinal não ter barriga e ter uma bela musculatura, não é para qualquer mortal, não acham? Portanto não condenem os rapazes e moças, que lutam anos em academais, por usarem sempre dois numeros de roupa abaixo de seus tamanhos é que exibir é necessario, tentem compreender..........
EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO UM SACO MAS SÃO VITAIS
UM DIA ELES FICAM SUPORTÁVEIS E ATÉ GOSTOSOS
ELES SÃO PARA SEMPRE, SE QUIZER ENVELHECER MUITO BEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário