quarta-feira, 20 de maio de 2009

generalidades

Sou médico, me chamo Marco Antonio, estou na casa dos sessenta anos. Essa história começou alguns anos atrás, com meu corretor de seguros. Ele me contatou para renovar o seguro anual de meu carro e me pediu se poderia fazer um novo cadastro, porque o original já estava desatualizado. Concordei, fizemos os acertos do seguro e ele começou a preencher o tal novo cadastro. Chegou a vez das perguntas sobre saúde, nem ele , nem eu ,estavamos muito ligados na coisa e praticamente iamos fazendo maquinalmente toda aquela burocracia, dai começou: tem pressão alta, NÃO. tem diabetes, NÃO. toma algum medicamento, NÃO. tem alguma doença, NÃO. ja fez alguma cirurgia, NÃO. depois de algumas outras perguntas que também foram negativas, ele parou ergueu os olhos e me encarou profundamente, achei meio estranho e percebi na hora que ele estava querendo dizer: Esse velho esta me mentindo descaradamente, eu não me incomodei, ele também não falou nada, mas evidentemente não acreditou no meu novo cadastro. Isso me fez cair a ficha. Fiquei pensando em todas as respostas que havia dado e como todas eram verdadeiras e que aos 55 anos de idade eu não tinha absolutamente nenhuma doença, nem hereditária nem adquirida. Isso merecia um reflexão, afinal como médico tinha consciencia de que todos os dias atendia muitas pessoas, todas com vários problemas e bem mais novas do que eu. Toda hora aconselhava a respeito de idade e hereditariedade, cuidados com saúde, medicamentos, enfim toda a rotina diária de um médico, sem tomar consciencia que jamais tive que aplicar nada disso em mim. Resumindo eu estava ENVELHECENDO MUITO BEM, sem qualquer herança negativa. Isso é maravilhoso e merece melhores atenções.
Comecei aí a tomar mais cuidado, para valer, com a minha saúde . À essa altura eu já havia parado de fumar há muitos anos e de beber também, controlava o meu peso de certa forma, porém era aquele gordinho que ainda da para disfarçar, um tanto flácido e bastante sedentário, fazendo exercícos de tempos em tempos e com intervalos de sedentarismo longos, correndo na rotina do dia a dia, sem parar para me cuidar realmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário