sábado, 23 de maio de 2009

considerações chatas e alguns livros essenciais

Como ja citei a obsessividade é muito boa para persistir nos exercícios, que a grande maioria dos seres humanos detestam, então use da sua para esse fim.
Porem a maior e melhor qualidade que alguem pode ter na vida é FORÇA DE VONTADE, essa não é para qualquer um. Quem a tem é especial e dispara na frente de quase todos, em se tratando de saúde. Tenho insistido em exercícios físicos, por serem os mais morosos e levarem mais tempo e esforço para mostrarem resultados, mas a realidade é que eles sozinhos não fazem muita coisa, infelizmente precisam ser combinados com outros fatores, que tambem são chatos ou dificeis de se realizar.
DIETA SAUDAVEL- essa é terrivel, porque tudo que voce já comeu e se deliciou, pode ter certeza que não estava incluido nela, digo e afirmo, tudo que se come de gostoso faz mal, até sua inocente salada, que alias não é la essas coisas de deliciosa, mas quando bem temperada ou com uma bruta maionese, fica gostosa, pronto já deixou de ser saudavel. E doces, minha grande perdição, como são maravilhosos, sublimes, quanto mais gostoso, mais melecado, cheio de cremes, ovos, manteiga, gordura, farinha e açucar branco, muito melhor, tenho ou não razão? e isso é veneno puro.
Se o exercício físico é duro, dieta saudável é muito pior, apesar dela apresentar resultados, quase que imediatos, ela nos deixa na maior frustração do mundo. Você não passa fome, pode se alimentar muito bem, até engordar se não tomar cuidado, mas em geral os alimentos são sem graça, sem gostos ou do tipo não quero mais, e mais triste é que ela tem de ser para todo o sempre, amém, igualzinho aos exercícios.
Alias, como todo mundo esta careca de saber, nós envelhecemos todo santo dia e para que esse processo seja menos terrivel, temos que nos manter alertas todo santo dia e permanecer na vida saudavel , com habitos saudaveis todo tempo tambem. E para sempre.......

Como ja citei em generalidades, eu tenho uma genética excelente, no sentido de não ter qualquer herança negativa até hoje, com mais de 60 anos, ainda não apareceu qualquer doença em mim, mas isso não se aplica a todos, alias a maioria, nessa idade, ja apresenta uma pressão alterada, diabetes, ou outra dessas heranças malditas, então para essas pessoas, infelizmente , os sacrificios tem que dobrar, ou seja, não pense que voce é diabético e seu caso esta resolvido ou perdido, muito pelo contrario, você tem muito mais a ganhar, seguindo rigorosamente uma vida extremamente saudavel, porem extremamente dificil, com muito exercício, dieta, cuidados gerais, até conseguir sua meta, que deve ser a liberdade dos medicamentos e da doença. Isso é possivel? na minha opinião é! e pode ser realizado, lógico que cada caso é um caso, se tem determinado tipo de doença, tera determinado tipo de programa e atitude a serem considerados para voce. Assim genericamente, todos tem que fazer exercícios e dieta, porem cada qual com uma intensidade e um tipo mais ou menos especifico para si. No decorrer dessa explanação, irei citando alguns cuidados além desses, a serem tomados, porem infelizmente não da para especificar caso por caso, nem tenho capacidade e formação para isso.

Agora citarei dois livros essenciais, para voce ter sempre a mão e mante-los em mente, praticando exatamente o que ensinam, a boa noticia é que são pequenos e da para ler numa sentada, assim de tempos em tempos podemos repeti-los, para nunca esquecer de nada.
O primeiro é " A ARTE CAVALHEIRESCA DO ARQUEIRO ZEN", de Eugen Herrigel. O porque desse livro voce vai ver após le-lo, em sintese é fazer coisas boas, sem querer forçosamente um resultado e sem determinar tempo. Vai fazendo como se fosse eternamente ou infinitamente, se tiver que chegar lá, chegara, mas é melhor le-lo e tera a sua propria interpretação.
O segundo é um livrinho gostoso de se ler, com uma historinha animadora, mas logo se ve que muito fantasiosa, porque ele trata de "A FONTE DA JUVENTUDE" de Peter Kelder, alem da historinha ele tras os exercicios de monges tibetanos (?), mas por experiencia própria, comecei a faze-los antes da academia e como são bem suaves, é um bom começo para os sedentários, ele explica direitinho como fazer, deixa bem livre para voce ir aos poucos, pode dividir os exercícos em mais de uma vez ao dia, mas o mais importante é que são exercícos suaves, de baixo esforço fisico, que nos trazem uma sensação de conforto, de corpo gostoso, e quando feitos pela manhã, como faço, nos despertam para valer, mesmo após uma noite mal dormida. Iniciei com esses exercícios precisamente no dia 08 de dezembro de 2003, e de la para cá só fiquei tres dias sem faze-los, devido a uma travada na coluna lombar, que me acometeu no inicio das atividades de academia, uma bobeada minha, exagerei no abdominal e travei, tambem depois disso nunca mais, e ja se foram muitos anos . Mas voltando a fonte da juventude, faço todos os dias, mesmo em viajens , ferias ou qualquer outra situação, é tão importante quanto escovar os dentes pela manhã. Esses exercicios me despertam, me dão uma sensação de bem estar muito grande, e são apenas 20 minutos diarios.
Não esperem o prometido da historinha, veja bem, ja se vão muitos anos que faço todo santo dia, e continuo envelhecendo, meus cabelos ficaram muito mais brancos, como perdi 8 quilos com a dieta, que logo mais darei, minha cara virou uma verdadeira uva passa, tenho aspecto jovial, forte e saudavel, porem meu rosto é um desastre de rugas, fazer o que? Pelo fato de ser claro, loiro, tenho aquele envelhecimento acentuado da pele, mas fica por ai, o resto vai muito bem obrigado.
Em resumo , faça os exercicios que são espetaculares e lhe darão um bem estar formidavel, porem não espere outros resultados, esses não virão. Juventude se foi, adeus, se foi mesmo, nem plástica, nem botox, nem nada desse mundo, fara voltar, voce pode até achar que esta melhor, mas convenhamos, como esses métodos deixam as pessoas ridiculas e com caras forçadas, artificiais, quando não tortas e defeituosas. Prefiro minhas rugas e minha dignidade, todo mundo chegara lá, né mesmo!?!

2 comentários:

  1. Tb estou nessa prática. Acrescentei a cápsula de alcachofra. A maca peruana.e o reishe e astragalus chineses. Não sei quais são as ervas chinesas que Ray e Terry tomam.mas essas duas devem estar no meio

    ResponderExcluir
  2. Tb estou nessa prática. Acrescentei a cápsula de alcachofra. A maca peruana.e o reishe e astragalus chineses. Não sei quais são as ervas chinesas que Ray e Terry tomam.mas essas duas devem estar no meio

    ResponderExcluir