quarta-feira, 27 de maio de 2009

cérebro

Achei importante citar mais uma vez, os cuidados com o cerebro ,porque de fato sem ele todo o resto perde o valor. No resumo do livro MEDICINA DA IMORTALIDADE, tem um bom capitulo sobre isso ,que torno a escrever algumas passagens aqui.
" Manter o cérebro saudavel: Use-o ou Perca-o. Uma atividade intelectual durante toda a vida, pode proteger o individuo contra o declinio cognitivo nos ultimos anos de vida.
-expressão de talentos artisticos ou criativos
-estudar um instrumento musical
-pintar, esculpir ou cantar
-adotar novos passatempos, mantendo os antigos
-novos amigos ,mantendo os antigos
-evitar abuso de drogas legais (alcool e cigarro) e ilegais
-pensar sobre saude, atraves de leituras e usar os novos conhecimentos para melhora-la
-alimentação adequada (dieta saudavel)
-estilo de vida fisicamente ativo (malhar)
-controle de estresse
-sono adequado
-outros.......

Tudo isso esta no livro, repeti para fixar os itens mais importantes.

Outra ideias faceis, para se exercitar o cerebro:
-cheiros diferentes
-tomar banho no escuro
-escovar os dentes com a "outra mão"
-musica durante o banho
-ler em voz alta
-ligar o carro, achar o controle do portão, de olhos fechados
-fazer novos percursos sempre
-se possivel janela aberta, para sentir cheiros e sons diferentes
-identificar objetos pelo tato, sem olhar
-variar a disposição de suas coisas na mesa de trabalho
-aprender Braile e/ou linguagem das mãos
-experimentar pratos exoticos
-comer com "pauzinhos" mesmo que não for comida japonesa
-cozinhar de vez em quando
-jogos diversos de computador ou outros
-etc....

Ai foram varias dicas, pego essas ideias em livros, sempre anoto as mais viaveis.

Eu pessoalmente faço algumas, minhas mais frequentes são: Sudoku, palavras cruzadas, Logic Pix e puzzle de 3000 peças. Dessas não abro mão. Sou dextro, porem faço muito uso da mão esquerda, para estimular partes do cerebro não usadas regularmente. Leio bastante e todo tipo de coisa que cai na minha mão, isso é uma boa forma de manter a atividade cerebral. No momento, fazendo este blog, estou exercitando minha mente, porque tenho que escrever e criar o texto. Faço diario, dos acontecimentos mais importantes da semana. Faço meditação, ouvindo um CD, que me orienta, não é lá grande coisa, mas fico bastante relaxado.
Enfim estou tambem exercitando meu cerebro, e não pretendo me aposentar nunca, tenho muita vontade de mudar de atividade, mas infelizmente só sei ser médico, pelo menos até hoje foi a unica atividade profissional que tive, mas quem sabe um dia posso ser um pequeno empresario ou coisa semelhante. Aprendi a cozinhar, não foi!? então posso aprender outras coisas, né mesmo!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário