domingo, 24 de maio de 2009

Minhas considerações sobre o livro

Esse resumo que fiz, apresenta muitas repetições dos alimentos bons e ruins, mas foi seguindo o livro item por item que ficou assim. Os autores do livro procuram enfatizar, quase na maioria dos capitulos, os alimentos certos e errados, acho que para o leitor ja ir decorando. Mas aconselho a voce copiar uma tabela desses alimentos, até se familiarizar com o que pode ou não.
Como é citado no inicio e volto a enfatizar aqui, voce não deve tentar levar ao pé da letra a coisa, que alias, na integra do livro é mais radical. Voce deve tentar adaptar á sua vida e sua realidade.
Pessoas mais jovens ainda tem muito o que desfrutar em termos de comidas e bebidas, então a radicalização deve ser maior para os mais velhos, como eu, porque os habitos gerais da população velha são mais limitados. É sempre bom tambem lembrar que o organismo jovem responde bem mais rapido e melhor com qualquer tipo de mudança, portanto deve-se levar em consideração: a idade, condições monetarias, habitos, trabalho, horarios, e por ai vai, para voce se encaixar no preconizado, mas sempre tentando chegar ao seu maximo, para obter uma melhor resposta.
A minha experiencia pessoal foi muito boa, comecei por suspender definitivamente varias coisas dispensáveis, como: frituras em geral, café, refrigerantes, açucar (esse foi dificil mesmo), adoçantes, todo tipo de massas, alias tudo que vai farinha branca refinada, arroz, todos os legumes e tuberculos que nascem embaixo da terra (batata, mandioca, nabo, beterraba, rabanete), só como uma pequena cenoura por dia, por causa do betacaroteno, basicamente comecei assim e acrescentei na minha dieta algumas coisas que nunca havia comido.

Minha dieta passou a ser:
Café da manhã: em jejum um copo de chá verde gelado, meio mamão papaia, uma banana amassada com aveia e farinha de linhaça, um copo de suco de acerola, uma fatia de pão de forma 100% integral da Pulman, com margarina Becel, e um copo de leite de soja (só soja da Yoki) adoçado com Sóstevia (da Lowçucar) ponho um pouco de canela em pó, para melhorar o gosto.
No meio da manhã tomo outro copo de chá verde com seis nozes e tres castanhas do Pará, algumas vezes acrescento 3 Damascos secos, ou ameixas pretas secas ou uma porção de uvas passas.
Almoço: salada com muitas verduras, alface de varios tipos, rucula, agrião, acelga e até outras folhas que não sei bem, mas estão lá, couve-flor, brócolis, tomate, azeitonas,vagem, ervilha, milho verde, chuchu, palmito, uso maçã fatiada e esporadicamente manga. Temperada com azeite extra-virgem e mais nada, sem sal. O prato quente consta de: feijão com proteina texturizada de soja (faz as vezes do arroz), varios vegetais refogados, como: abobrinha, abobora madura, repolho, couve, espinafre, jilo, pimentão, lentinhas, grão de bico, beringela. Pode tambem ser feito sufles de beringela, cenoura, queijo.Em cada almoço uso dois ou tres desses exemplos citados acima.
Atualmente sou vegetariano, não consumo nenhum tipo de carne, mas o ideal para quem ainda esta começando, é acrescentar um bife de frango grelhado, ou peito de peru, ou preferencialmente peixes de porte pequeno, se possivel de agua doce, devido ao mercurio de nossos mares.
Antes da academia tomo apenas um copo de suco de uva natural, uvas niagara.
Jantar: mais uma fruta, banana, laranja, ponkan, uma fatia de melancia ou abacaxi, ao gosto do fregues e o que estiver à mão. Algumas vezes como restos do almoço, tipo grão de bico ou lentilhas que sobraram, outras vezes repito a salada, como sanduiche de queijo branco com pão de forma integral. Algumas vezes compro na padaria, pães franceses feitos de farinha integral, atualmente, aqui na minha cidade, quase todas as padarias fazem esse pão, até massa de pizza com farinha integral já é possivel de ser encontrada. Enfim o jantar fica por conta de nossa criatividade.
Eu até que uso mais farinha de trigo do que o preconizado, sempre integral, mas assim mesmo tem a carga glicemica meio alta, mas veja bem, após tres horas de academia voce precisa repor as calorias e energias gastas, portanto é uma adaptação minha e de meus habitos em relação a dieta radical do livro. Isso é a tal adequação conforme sua vida e realidade.
Outra coisa que tambem adaptei para o meu gosto, como citei num dos meus comentários, sou louco por doces e foi muito complicado abrir mão deles, pois bem ,descobri no supermercado um açucar dietetico para forno e fogão, Stevita que tinha no rótulo: sem ciclamato, sem sacarina. sem aspartame, não pensei duas vezes.............comecei a tentar fazer doces com o dito açucar. Imagine uma pessoa que nunca entrou na cozinha antes, tentar fazer doces ainda com açucar e materiais diferentes das receitas. Foi desalentador, o que gastei de material e ficava uma porcaria, minhas cobaias, filhos e mulher sofriam, mas faz parte da vida, né mesmo! Não desanimei, ganhei de presente de aniversario uma maquina de fazer pães, essa é espetacular, com os materiais comuns, os pães ficam divinos e qualquer um, que saiba ler, consegue mexer com essas maquinas, são bem simples. Mas com os meus materiais a historia é outra, porem fui insistindo e acabei conseguindo. Atualmente faço varios tipos de doces, bolos, bolachas, pizzas, enfim aprendi outra coisa na vida, cozinhar e levo bastante jeito. Alguns dias que chego mais cedo da academia, ainda bato um bolo e tomamos um lanche bem bom, com bolo recem tirado do forno, ou com um pão fumegante acabado de assar, é gostoso e muito divertido, minhas cobaias adoram e até já tem suas preferencias. Alias passei a ousar e tento qualquer receita que me aparece, substituindo todos os produtos por aqueles que são saudáveis e por incrivel que parece quase todas dão certo ,é pegar um pouco o jeito e fazer pequenas adaptações.
Mas a frente vou passar diversas receitas que faço e que são certeiras, sem erros.

Em sintese é isso, fica a seu critério o que deve ser feito, partindo das diretrizes citadas, é pegar ou largar. Uma coisa que posso falar tambem de experiencia própria, fica interessante a dificuldade que passamos a ter em escolher comidas em restaurantes, comecei a olhar partes do cardapio nunca antes imaginadas, passei a gostar de coisa que antes nunca havia experimentado, passei a cozinhar, nunca tinha tentado, e por ai vai, uma coisa leva a outra e surgem muitas variaveis na nossa vida, isso vale a pena, te garanto!!!!!!!!

Mudanças que me ocorreram, por enquanto acho um pouco cedo para um resultado radical, comecei essa dieta no dia 12 de abril de 2008, em tres meses estava com os 69 kg, que estou até hoje, perdi 8 quilos nos 3 primeiros meses e estacionei, meu corpo determinou que tenho que pesar 69 e pronto ai ficou, nem mais nem menos, então estamos quites. Estou muito disposto, tenho força e vigor bem acima do esperado para a minha idade, mas ainda espero ir muito alem disso. A minha verdadeira e real FONTE DA JUVENTUDE, não é ficar com a cara lisa e os cabelos fartos e coloridos, seria bom, mas infelizmente sei que isso é impossivel, mas o que sei tambem e quero realmente, é ter o vigor e a saúde dos meus idos 35 anos, e sei que chegarei lá, me aguardem!!!!!!!!!!!
Com a academia guanhei massa musucular consideravel, aumentei muito a minha força e resistencia, minha capacidade cardio-respiratoria esta ficando muito boa, afinei bastante a cintura. O que noto é que as pessoas se surprendem com a minha imagem, os que ja me conheciam e não me viam ha algum tempo, tem reações do tipo: que voce fez, esta diferente, voce tirou o bigode? voce fez regime? ou outra reação desse tipo. As que nunca me viram ou as vezes na rua me olham, pela expressão nos rostos, noto que estão achando alguma coisa, um vigor diferente num velho, estranho né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário