terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Desabafo

                                     Envelhecer: uma M........ total



     Para qualquer coisa ser, é necessário um não ser, já dizia Sheakespeare. Necessitamos de comparações, o bem não existiria sem o mal, o branco sem o preto e por aí afora.
    Então entre trabalhos, a meu ver, fantasiosos e absolutamente irrealista sobre envelhecimento ser bonitinho, cheio de alegrias, sabedorias e recomeços, etc e tal...Há necessidade de se por os pés no chão e encarar a desgraça que é o destino de todos os seres vivos, principalmente os humanos, por serem racionais, pelo menos parte deles, e perceberem que estão chegando ao fim da jornada.
    Fim em geral é uma coisa ruim ou no mínimo chata, que pena terminar um livro bom, o "the end" de alguns filmes, o fim de uma festa animada....Só isso já da uma idéia de como fim é ruim, imaginem o fim da vida.
     Não estou falando do fim de estar vivo, mas sim da saúde, juventude, capacidade física e muitas vezes mental, sexualidade, beleza, enfim de tudo aquilo que a maioria de nós já teve, sem sequer fazer esforços e que todos, sem exceções, irão perder.
    Quando se chega a isso? De múltiplas formas, em idades diferentes e em situações diferentes. Alguns ficam velhos precocemente, outros com muitas doenças, também existem uma minoria de felizardos, que são mais "conservados" e saudáveis, porém também chegam lá.
    Para todos chega o dia em que viramos "senhores". Em qualquer lugar todos te chamam de Senhor, para não dizer velho, até ao telefone, porque sua voz também envelhece. Somos pouco notados, ninguém nos olha mais, pelo menos não como antes, alguns olhares de cruzam, mas são logo desviados; passamos a receber as atenções legais aos idosos, sem que alguém, ao menos nos peça a identidade (já esta na sua cara), nos oferecem para sentar em lugares públicos, usamos estacionamento, fila e privilégios para idosos, sem protestos.
     Se isso fosse tudo, até que dava para encarar, mas essa parte não é, nem de perto, a pior, o que pega para valer são as dores físicas acompanhadas das psíquicas. Em velho tudo dói, cada manhã é uma dor diferente que se soma as demais já presentes. Para cada uma que desaparece, surge outra, as vezes pior e ainda estou lembrando dos velhos "saudáveis", imaginem a maioria que é cheia de artrite, artrose, hipertensão, diabetes e todo o compêndio de patologias geriátricas a que temos direito.
    Ainda tem gente que diz poder transformar essa fase em uma coisa boa, de descoberta, de realização, de aproveitar a vida:
                                          ONDE? COMO? DE QUE JEITO?
     Agora a dor psíquica aparece no seu "bom dia", quando se olha no espelho e não há outra expressão a ser dita do que: "P.Q.P." o que é isso que eu vejo: cabelos ralos e falhos, quando existem, a pele derretendo e descendo junto com a força da gravidade, flácida, enrugada, sem brilho, cheia de manchas e veias expostas. Os olhos sem brilho e desbotados amparados por bolsas que se transformam em malas. Já viram as pernas de um velho? são peladas e cheias de varizes, a das velhas são flácidas, com celulites, estrias e varizes também. Os pêlos somem dos lugares devidos e aparecem nos indevidos. Velhos tem narinas e orelhas peludas, velhas tem bigodes e pelos nos mamilos e nas pintas que se transformam em verruga. Lógico que tudo isso é e pode ser disfarçado, mas não de você. Toda essa porcaria está lá e por mais que se cuide, não desaparece e será sua companheira até o caixão. Se você se olhar nu por inteiro, aí é caso de suicídio.
    No assunto se cuidar, entram as técnicas modernas para rejuvenescimento, aqui vai outro "P.Q.P.", é digno de pena a multidão que se submete e gasta fortunas com tratamentos, cirurgias e procedimentos, até bizarros, para ter a beleza e juventude de volta. Minha gente,simplesmente não dá, fiquem velhos com dignidade, sem serem ridículos.
     Todos já viram os resultados de plásticas rejuvenescedoras, é um SHOW DE HORROR. Rostos desfigurados, irregulares, completamente antinaturais. O famoso Botox, tão usado nos dias de hoje, destrói as expressões, deixa a pele dura parecendo manequim de vitrine e se a pessoa for mais velha então é pior, a pele já esta pergaminácea, fica esticada, sem rugas porém fininha, brilhante e cheia de pequenas veias evidentes, como uma linda barriga de lagartixa. Para completar, atualmente cada vez mais homens pintam os cabelos, da para vomitar, não dá!?! Há sempre os favoráveis a esses tipos de procedimentos, todos citam casos de cirurgias que ficaram perfeitas, não da para notar, é uma frase frequente. Como é possível, qual o procedimento que vai devolver a elasticidade, o brilho, o frescor de uma pele jovem. Onde você conseguira a maciez, a textura dos cabelos, o rubor natural nas faces, a expressão de vida, de poder ao ao mesmo tempo inocente dos brilhos nos olhos jovens. Nunca haverá nada para devolver isso. Acabou e pronto, nada há para se fazer.
    O velho tem que lutar pela saúde e dignidade, o resto já se foi e não volta.
    Em se tratando de sabedoria, você teve experiência e se tornou "sábio" com o passar dos anos, etc e tal... Quem esta se importando com isso?  Minha gente, somos humanos dos séculos XX e XXI, a tecnologia explodiu, o mundo se globalizou, os costumes, a evolução enfim tudo entrou em um ritmo frenético. Ninguém acompanha toda a evolução, formam-se abismos entre gerações. Pessoas de 25 anos são defasadas, pelo menos em tecnologia das de 15 anos. Imaginem o que representa um velho em termos de sabedoria para um adolescente? O velho não sabe absolutamente nada do mundo dos jovens. Não há mais estagnação do tempo, a sabedoria de ontem já é completamente ultrapassada hoje, não serve para nada. Isso se aplica a todas as ciências e filosofias  e tudo o mais neste mundo atual. Hábitos, costumes, moral, honra, integridade, enfim tudo, mas tudo mesmo vem mudando radicalmente, num vórtice maluco.
    Na geração dos mais velhos, ainda vivos atualmente, era inadimissível falar de sexo, mulheres tinham orgulho de se casarem virgens. Isso é a maior piada nos dias de hoje. Meninas virgens até certa idade são consideradas aberrantes, ou muito bagulhos a ponto de ninguém querer. Nesse simples exemplo nota-se a discrepância extrema dos valores, e isso se aplica a tudo no nosso mundo atual. Imaginem um diálogo entre Einstein e o Steve Jobs, só matemática o resto nada a ver!
    A grande maioria dos velhos, a base da pirâmide, infelizmente não tem absolutamente nada para ensinar ou passar aos outros, seus valores, experiências pessoais, costumes e até paladares são outros. Jovens estão se lixando para as "coisas" dos mais velhos, tudo tem que ser rápido, pronto, descartável e com muita opção.
    Existem assuntos e áreas em que os velhos de fato importam, mas como já disse, não é a base da pirâmide, mas sim a ponta, a pequena minoria. Se a sabedoria, a experiência e mesmo a companhia de velhos fossem tão boas, como é citada, não haveria cada vez mais velhos solitários, morrendo sozinhos, e o crescimento considerável de casa de repouso, asilos ou coisas semelhantes para o confinamento da velharada. Aqui entra secretamente um "ufa estamos livres".
    Voltando ao título: "Envelhecer é um M.......total", a única coisa que podemos fazer é amenizar, bem pouco, toda essa desgraça de destino, é lutar para ter saúde, fazendo muita dieta e exercícios, tentar se manter forte e vigoroso. Aqui vai mais uma pérola da velhice, para se manter saudável, não engordar, ter força e vigor, é necessário uma força de vontade de super-herói, nada de excessos ou extravagâncias, tem que se levar vida de atleta olímpico, só que nossa olímpiada nunca chegara e os sacrificios terão que ser para sempre, nunca mais a "vida solta"  de antigamente.
    Podemos até exercer um pouco do comportamento dos jovens, nas atitudes, nos hábitos, nas roupas, mesmo sendo um pouco ridículos, porém sem agressões a sua integridade e saúde, com procedimentos que só irão deixa-lo digno de pena.
                                      A juventude se foi, nada há para se fazer mais!!!!!
                                      O consolo é que todos chegarão lá. Que m....não!?! 

Um comentário: