quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Após um tempo

     Dei um tempo nas minhas postagens porque como sempre falo: "sou a cobaia de meu próprio experimento", portanto para termos resultados, precisamos aguardar o tempo passar, principalmente em se tratando de envelhecimento.
     Esse ano de 2012 não escrevi nada, porém continuei lendo bastante sobre saúde. Agora é bem mais facil achar esse tipo de literatura, por estar muito em moda os hábitos direcionados à boa saúde.
     Alias a medicina de hoje vem mudando muito, não só no sentido tecnológico, mas também no enfoque sobre saúde. Já vemos muita coisa direcionada na prevenção de doenças, médico já tem uma formação para "tratar de pessoas sadias", ou seja ajudar pessoas a não ficarem doentes. Algum tempo atras, nós médicos aprendiamos a ver sinais e sintomas, fazer diagnótico e tratar, sem essa de orientar para evitar doenças. Nós tratavamos os "já doentes".
    Dos livros que li, dois trouxeram boas novidades:
 1- "12 passos para o crudivorismo" de Victoria Boutenko
 2- "Lugar de médico é na cozinha" de Dr Alberto Peribanez Gonzalez
     O que me chamou a atenção, inicialmente, foi o nome Crudivorismo, confesso que nem sabia o que significava: alimentar-se exclusivamente de comida crua, nada de fogão, microondas, forninho elétrico e outras fontes de cozimento, é tudo CRU mesmo.
     Evidentemente ambos autores são radicais e se alimentam exclusivamente de comida crua, mas para nós meros mortais, algumas coisas são viáveis, o radicalismo só em última instância.
    A autora do primeiro livro é uma russa naturalizada americana e que vive com a família nos Estados Unidos desde jovem. Como todo mortal comum, eram todos sedentários, muito acima do peso ideal, comiam de tudo, principalmente "junk food", e como era de se esperar todos muito doentes, ela o marido e os dois filhos tinham sérios problemas de saúde até que bateu o desespero e ela saiu procurando alternativas para que a família não sucumbisse. Acabou encontrando a resposta no crudivorismo, que eles adotaram e ao que parece já estão nessa forma de alimentação por 20 anos. Enfim é legal o livro, aconselho sua leitura, tem até dicas sobre produtos de cozinha, como o liquidificador VITAMIX, que é imbatível, também dificílimo de ser encontrado e caríssimo, mas vale o investimento, de acordo com um amigo meu que comprou, eu ainda não tive coragem de encarar um gasto desse em um eletrodoméstico. Aqui no Brasil ele sai em torno de 3 mil reais, gostou!?!
     O segundo livro é de um médico brasileiro, também só sobre alimentação exclusivamente crua, ele apresenta coisas mais acessíveis para nós tupiniquins. Esse médico tem um spa, próximo de São Paulo, onde os hóspedes participam ativamente de aulas teóricas e práticas, comem só coisas cruas, durante uma estadia de uma semana, de qualquer forma as informações detalhadas sobre essas coisas é só "googlar".
     Falando assim resumidamente, como estou fazendo, parece uma coisa banal do tipo, faço uma salada crua e mando ver, ou pego uma maçã e pronto. Doce engano, a tal alimentação crua tem pratos tão elaborados que são mais complicados doque muitos da cozinha normal. Enfim aconselho lerem ambos livros.
    Já testei algumas receitas e também as tais germinações de sementes, que são fundamentais nessa cozinha e da tudo certo.
     Não afirmo que seja um nectar dos deuses, mas é comível e sem sombras de dúvidas bastante saudável.
    Dessas duas leituras eu acabei adotando um novo hábito para minha família, todas as noites nosso jantar passou a ser os tais "Smoothies" que a Victoria Boutenko cita muito em seu livro, mas com minhas adaptações é óbvio. O jantar passou a ser:
-2 folhas de couve
-3 ou 4 "raminhos" de brócolis (depende do tamanho)
-2 ou 3 ramos de sepinafre
    Já usei verduras como alface, acelga, repolho etc... porém acabei optando pelos tres citados acima. Algumas verduras como rúcula e agrião deixam um gosto mito amargo.
    Agora vem as frutas:
-1 maçã
-1 laranja
-2 bananas nanicas
Pico tudo, verduras e frutas, bato no liquidificador com 2 copos de água e pronto aí esta nosso jantar, tudo CRU e fica de paladar bem aceitável. Uso muitas variações disso, dependendo da disponobilidade coloco: abacaxi, melão, uvas, uvas passas, côco fruta e até legumes tipo cenoura e pepino. Duas a tres vezes por semana ponho uma colher de sopa de mel de abelha, desses de apiário, não o de Supermercado. Fica bem bom.
Você logo notara que um copo grande desse Smoothie te deixa bem satisfeito e alimentado; algumas vezes complemento o jantar com algumas sementes tipo: nozes, castanhas, amêndoas, avelã, outras vezes como 2 ou 3 tâmaras ou figos secos. Também com certa frequencia comemos uma ou duas fatias de queijo branco fresco. Isso é até demais.
     Se você quiser perder peso é só ficar no Smoothie, que te deixa alimentado e bem nutrido, lentamente voce perde peso, só que não pode jantar mais nada. (é meio que Herbalife, né!?!).
    O mal dessas dietas é que são muito frustantes, devido ao fato de não usarmos os costumeiros "garfo e faca", nos dando a sensação de vazio tipo : tá falatando alguma coisa!
    Mas  se quer ser velho saudável tem que ter força de vontade e vencer a "frustração gástrica".
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário