Na Edição do dia 16/01/2013, da VEJA, a capa e uma reportagem sobre o sol e a Vitamina D esta muito boa.O nome da reportagem é "Um lugar ao sol para a Vitamina D".
Eles monstram coisas muito boas sobre a vitamina D, desde que ela na realidade não é uma vitamina e sim um hormônio, produzida pelos rins, através de uma série de reações químicas induzidas, principalmente, pela luz solar.
A Vitamina D é conhecida como responsável pela saúde dos ossos, porém já foi descoberto que a sua função é muito maior doque só isso. Ela influencia praticamente todos os órgãos do corpo e existem fortes evidencias de sua proteção contra cancêr. Diversos tecidos como: mama, colon, próstata, pulmões, cérebro entre outros, possuem células receptoras de Vit/ D.
O interessante é que os raios solares necessários para o ínício da produção dela, são exatamente os famosos UVB (ultravioleta B), que nos causam câncer de pele. Dai um impasse: O que fazer?
A reportagem da boas dicas sobre o tipo de pele, o tempo de exposição, até os horários que não representarão grandes riscos, além dos alimentos e até suplementos para a obtenção da Vitamina D.
Enfim viva o sol e seus raios ambivalentes.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário