domingo, 24 de novembro de 2013

PROTEÍNAS DE ORIGEM VEGETAL

     As proteínas são fundamentais na construção muscular, além disso são também essenciais na produção de hormônios e enzimas, no equilibrio da glicose e do PH sanguíneo, no reforço do sistema imunológico e na construção de tecidos como pele e unhas.
    A fonte principal de proteínas, na alimentação humana, é a carne, porém existem alternativas vegetais que na proporção certa, substituem perfeitamente a carne e constroem músculos e dão saúde, na minha opinião mais doque as carnes.
     A seguir seis (6) alimentos vegetais que abastecem seu organismo com muita proteína:


1- SEMENTES OLEAGENOSAS:


      Nozes, castanhas, pistaches e amêndoas, são potentes anti-oxidantes, impedindo a ação de radicais livres produzidos pelo organismo. As castanhas também possuem Magnésio, mineral que otimiza a absorção de Cálcio nos ossos, a construção muscular e a regulação da Pressão Arterial.
As oleagenosas também são fontes de Vitaminas B6 e E, além de folato e Zinco, substâncias essenciais para o sistema imunológico.


2- QUINOA:



     Contem todos os aminoácidos essenciais e não essenciais. Rica em Lisina ajuda na recuperação muscular, fundamental para quem pratica atividades físicas.
Possue baixo índice glicêmico, seus carbohidratos são metabolizados lentamente, o que garante uma reserva de energia durante o exercício físico. A quantidade de fibras ajuda a manter o intestino funcionando regularmente.
Três colheres de sopa de Quinoa cozida por dia já garantem todos os benefícios.


3- ABACATE:

 


    Sua polpa contem Ômegas 3,6,7,9 e 11 (todos são gorduras insaturadas benéficas para saúde, sinceramente não sabia que tinha tanto Ômega assim ...) além de fitoesteróis essenciais para o bom funcionamento cardio-vascular.
Ele também fornece glutationa e carotenóides, anti-oxidantes capazes de retardar o envelhecimento e previnir o câncer.


4- GRÃOS DE SOJA:

 
 
 
 
    São fontes de aminoácidos essenciais que auxiliam na recuperação dos tecidos dos órgãos no organismo geral e na produção de hormônios e enzimas. Também possui fitoestrógenos que agem como antioxidantes, podendo recuperar prejuizos, que radicais livres fazem no seu organismo, como danos celulares e alterações de DNA.
Isoflavonas que ajudam na saúde do coração melhorando a circulação.
Além dos grãos de soja, que podem compor saladas e cozidos, você pode optar pelos derivados dela como : Tofu, bebidas de soja e proteína texturizada.
 
 
5- SEMENTES DE ABÓBORA:
 

 
 
    A proteína presente nessa semente é de alta qualidade e absorvida em grande quantidade pelo nosso organismo. Ainda é fonte generosa de minerais essenciais, que o corpo usa para fortalecer os  músculos, como Ferro, Zinco, Manganês e Magnésio. Tem ainda ácidos graxos (Ômega 3 e 9) e muita Vitamina E.
 
 
6- LENTILHA:
 

 
 
    Como o feijão também contem carbohidratos complexos (que são digeridos lentamente) além de fibras que melhoram a função intestinal. Tem grande quantidade de Ferro, combatendo a anemia e atua no tansporte de oxigênio no organismo.
Tem muita Lisina, o aminoácido essencial que ajuda na saúde óssea, na formação do colágeno (substância que da mais firmeza aos tecidos, como pele e músculos). A Lisina também ajuda as cartilagens e tecidos conectivos, usados, pelo organismo, para manter células juntas umas às outras para formar músculos, mucosas, tendões, pele etc...
 
 
Acrescento aqui uma observação pessoal a respeitos das fontes de proteínas vegetais, sou  vegetariano completo, só não sou vegano porque faço uso de ovos (caipiras sempre) e queijo branco (feito em sítios onde vacas tem nomes e são tratadas como seres vivos que merecem nosso respeito) no mais só como vegetais, mesmo assim meus exames laboratorias de sangue estão perfeitos, nunca apresentei anemia ou qualquer problema de saúde devido a falta de carne, alias sinto-me muito bem por não contribuir nunca mais pela matança e crueldade dos coitados dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário