domingo, 24 de fevereiro de 2013

Almoço saudável e sem verduras

    Hoje fiz um almoço diferente, sem as costumeiras verduras, variar faz bem e ajuda a manter mais tempo nossas dietas, mas também foi saudável. Fiz risoto de nozes, azeitonas, uvas passas e aspargos, para acompanhá-lo um refogado de proteina texturizada de soja.

RISOTO:


Essa imagem é dos produtos que usei, você faz como se estivesse fazendo arroz do dia a dia, só que com o arroz arbório, que por si já fica "papa" e vai jogando tudo dentro, no fim quando a água já secou você coloca um saquinho de queijo ralado, mistura bem e esta pronto.



PROTEINA DE SOJA REFOGADA:


Eu hidratro a proteina de soja direto na panela e no fogo, coloco 1 xca de PTS e cubro com água, deixo ferver até secar a água, dai jogo os temperos, misturo bem e deixo cozinhar um pouco para pegar gosto, aí acrescento o que quiser, nesse de hoje eu coloquei azeitonas picadas, queijo fresco esfarelado. Capriche nos temperos que ela fica uma delicia, ponho até hortelã, pimenta, muito alho e por ai vai, ao seu gosto.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Alimentos que você deve usar com frequência

Alimentos que merecem boa frequência na sua mesa, pelo menos uma vez por semana




 ESPINAFRE: rico em folato e vitamina E, substâncias que combatem radicais livres causadores de doenças degenerativas. Ainda é rico em Q10 (coenzima 10) potente antioxidante (retarda o processo de envelhecimento) Esse fator Q10 é muito usado em produtos de beleza.



PIMENTÃO: rico em vitamina C, tem quase 3 vezes mais dessa vitamina doque as famosas frutas cítricas (laranja e cia...)


AZEITE: rico em componentes fenólicos (substâncias que fazem a "faxina" do corpo), em Ômega 9, que ajuda na função de dificultar o aparecimento de doenças degenerativas. Ainda é bom para os ossos, porque sua oleuropeína aumenta os osteoblastos, células que restauram os ossos.


OVO: rico em Selênio e muitas outras coisas, como a Albumina da clara, que é pura proteína.





SALMÂO: seu tom rosado vem da astaxantina, substância que estimula as enzimas que o fígado utiliza para expulsar os resíduos tóxicos do corpo. Ajuda à abaixar os níveis de colesterol e triglicérides.



Essas propriedades citadas, são apenas algumas das muitas que todos esses alimentos contêm, só coloquei essas para dar uma idéia geral de como são bons, mas de fato são muito melhores do só o que eu pus aqui. Enfim comam todos esses gostosos alimentos todas as semanas, que eu garanto se não fizerem bem, dou toda certeza de que mal não farão.




















segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bolo de chocolate VEGAN

Bolo de chocolate Vegan (não vai qualquer produto de origem animal)


Ingredientes:
-3 xicaras de farinha de trigo integral
-2 xicaras de açucar mascavo
-4 colheres de sopa de cacau em pó
-1 e 1/2 colher de sopa de pó Royal
-4 colheres de sopa de Becel
-1 e 1/2 xicaras de leite de soja
-1 pitada de sal




Cobertura:

( é um Brigadeiro feito com leite condensado de soja)

- 1 lata de leite condensado de soja
-3 colheres de sopa de cacau em pó
-uma colher de sopa de Becel
-2 pedaços de chocolate amargo em barra
-coloque 1/3 de copo d`água para o chocolate não perder o brilho

Modo como eu preparo:

Penero a farinha, o açucar e junto o pó Royal, depois acabo de colocar os demais ingredientes e misturo bem tudo, não uso batedeira faço na mão mesmo. Assadeira untada e polvilhada com cacau em pó, forno pré-aquecido, assar por 30 a 40 minutos (depende de cada forno).

Para a cobertura, coloco a lata de leite condensado, a becel, o cacau, os pedaços de chocolate picados e a água numa panela, levo ao fogo médio e tenho paciência de ficar mexendo, para não encaroçar, até dar o ponto de cobertura.


 Tá pronto um bolo que não deixa nada à dever para nenhum outro.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Exercícios e mais exercícios

     Mal de Alzheimer

Levantamento de peso- o famoso puxar ferro para a velharada- circuitos com cargas pesadas (60% do máximo que você aguenta em repetições de 12 vezes).

    Câncer de Próstata

Corrida, natação, ciclismo, esportes com raquete, remo ou circuitos de musculação de alta intensidade. Esses exercícios multiplicam a taxa de metabolismo basal, criando um ambiente impróprio para o crescimento de tumores.

    Artrose

Antes de treinar aquecer com exercícios (tipo remada) estimulando a produção de líquido sinovial, aquele que lubrifica as articulações, assim prevenindo melhor da artrose.

    Doenças cardíacas

Exercitar vários grupos musculares na mesma sessão de malhação  maximiza o volume de sangue oxigenado que vai ao coração, com isso aumenta a frequência cardíaca, a dilatação das artérias e a pressão. Mais sangue chega aos órgãos vitais, como o próprio coração, melhorando a performance cardiovascular e por aí vai... Enfim muitos e diversos exercícios e ferros.

    Diabetes

Levantamento de peso à exaustão. Muitas fibras musculares trabalhando faz crescer o consumo de glicose e o açucar do sangue cai.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Pequenas dicas gostosas e saudáveis

     Tirei essas dicas da revista Men´s Health, eles citam as fontes das informações, se vc quiser saber é da revista de junho de 2012


                                                    Alimentos Termogênicos
   
     Possuem substâncias que aceleram o metabolismo, gerando aumento da temperatura do corpo, o que aumenta a queima de calorias.
    Há muitos ingredientes termogênicos: canela, café, chá-verde, guaraná em pó, gengibre e pimenta vermelha.


     A pimenta vermelha além de termogênica, é ainda anti-inflamatória e anti-oxidante. Ela possue uma substância chamada Capsaicina que é a responsável por esses efeitos benéficos. Essa capsaicina que da o ardor da pimenta.




    Azeite de oliva extra-virgem contém antioxidantes, polifenóis e ácidos graxos, que melhoram seu sistema imunológico e protegem contra vários tipos de câncer. Porém esses compostos do azeite desaparecem se ele for aquecido, portanto azeite de oliva apenas na temperatura ambiente, para funcionar legal!


    Pipoca  contem polifenóis também, porém deve ser feita em casa, à moda antiga com mínimo de óleo e uma pitada de sal, assim ela será saudável, mas atento a quantidade, porque mesmo saudável engorda.



    O aspargo é bastante alcalino e ajuda no excesso de acidez gástrica, para quem tem gastrite ele é a pedida.





     A Unicamp fez um estudo com a berinjela e provou que de fato ela combate o colesterol ruim, (LDL). Tome o suco ou inclua na comida.






    O Ketchup contem 94% de tomate na sua composição, isso é uma fonte rica em Licopeno, o anti-oxidante que protege contra o câncer da Próstata. Portanto velharada comam ketchup á vontade.




    A mostarda faz acelerar o metabolismo, o que leva a maior queima de calorias e por conseguinte emagrece, portanto em dietas para emagrecimento acrescente bastante mostarda.






    Suco de romã é rico em polifenóis (limpam as artérias) e tem menos açucar (frutose) que outros sucos mais populares, como o de laranja por exemplo.




     Quatro doses de café por dia ( nosso cafézinho) reduz risco de Diabetes. Mais doque isso a cafeína começa a ser prejudicial.
                                            
                                                                                                          

    Uma receita de "Bloody Mary" sem álcool (suco de tomate bem temperado)




-100 ml de suco de tomate
-20 ml suco de limão siciliano
-15 ml molho inglês
-2 gotas de tabasco
-pimenta do reino moída á gosto
-sal a gosto
-no lugar da bebida alcoolica acrescente 100ml de água mineral.

        Tem o mesmo efeito do Ketchup.