quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Maçã recheada

Achei essa receita meio sofisticada e fácil de fazer, porém não é um nectar dos deuses, mas vai parecer que vc é expert em sobremesas sofisticadas...então vamos lá


Ingredientes:

-4 maçãs
-4 colheres de sopa de nozes picadas + 4 de castanhas
-4 colheres de sopa de uvas passas
-4 colheres de açucar mascavo
-4 colheres de sopa de Becel (pode usar manteiga, porém não é tão saudável)
-4 colheres de sopa de vinho branco (opcional)
-suco de dois limões, se vc não gosta de sabor azêdo não colocar
-suco de 2 laranjas lima
-papel alumínio








Modo de fazer:

Descasque as maçãs e com colher retire o miolo. Recheie cada uma com a mistura da uva passa, noz e castanha e o açucar.



Coloque cada maçã sobre um quadrado de papel aluminio, levantando as bordas do papel para não vazar e regue todas com os sucos misturados com o vinho. Ponha uma colher de Becel sobre cada uma delas e feche o papel de alumínio. Asse por 35 minutos.




Servir com sorvete de creme ou de seu gosto.




Pode polvilhar canela em pó caso vc goste.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Desabafo

                                     Envelhecer: uma M........ total



     Para qualquer coisa ser, é necessário um não ser, já dizia Sheakespeare. Necessitamos de comparações, o bem não existiria sem o mal, o branco sem o preto e por aí afora.
    Então entre trabalhos, a meu ver, fantasiosos e absolutamente irrealista sobre envelhecimento ser bonitinho, cheio de alegrias, sabedorias e recomeços, etc e tal...Há necessidade de se por os pés no chão e encarar a desgraça que é o destino de todos os seres vivos, principalmente os humanos, por serem racionais, pelo menos parte deles, e perceberem que estão chegando ao fim da jornada.
    Fim em geral é uma coisa ruim ou no mínimo chata, que pena terminar um livro bom, o "the end" de alguns filmes, o fim de uma festa animada....Só isso já da uma idéia de como fim é ruim, imaginem o fim da vida.
     Não estou falando do fim de estar vivo, mas sim da saúde, juventude, capacidade física e muitas vezes mental, sexualidade, beleza, enfim de tudo aquilo que a maioria de nós já teve, sem sequer fazer esforços e que todos, sem exceções, irão perder.
    Quando se chega a isso? De múltiplas formas, em idades diferentes e em situações diferentes. Alguns ficam velhos precocemente, outros com muitas doenças, também existem uma minoria de felizardos, que são mais "conservados" e saudáveis, porém também chegam lá.
    Para todos chega o dia em que viramos "senhores". Em qualquer lugar todos te chamam de Senhor, para não dizer velho, até ao telefone, porque sua voz também envelhece. Somos pouco notados, ninguém nos olha mais, pelo menos não como antes, alguns olhares de cruzam, mas são logo desviados; passamos a receber as atenções legais aos idosos, sem que alguém, ao menos nos peça a identidade (já esta na sua cara), nos oferecem para sentar em lugares públicos, usamos estacionamento, fila e privilégios para idosos, sem protestos.
     Se isso fosse tudo, até que dava para encarar, mas essa parte não é, nem de perto, a pior, o que pega para valer são as dores físicas acompanhadas das psíquicas. Em velho tudo dói, cada manhã é uma dor diferente que se soma as demais já presentes. Para cada uma que desaparece, surge outra, as vezes pior e ainda estou lembrando dos velhos "saudáveis", imaginem a maioria que é cheia de artrite, artrose, hipertensão, diabetes e todo o compêndio de patologias geriátricas a que temos direito.
    Ainda tem gente que diz poder transformar essa fase em uma coisa boa, de descoberta, de realização, de aproveitar a vida:
                                          ONDE? COMO? DE QUE JEITO?
     Agora a dor psíquica aparece no seu "bom dia", quando se olha no espelho e não há outra expressão a ser dita do que: "P.Q.P." o que é isso que eu vejo: cabelos ralos e falhos, quando existem, a pele derretendo e descendo junto com a força da gravidade, flácida, enrugada, sem brilho, cheia de manchas e veias expostas. Os olhos sem brilho e desbotados amparados por bolsas que se transformam em malas. Já viram as pernas de um velho? são peladas e cheias de varizes, a das velhas são flácidas, com celulites, estrias e varizes também. Os pêlos somem dos lugares devidos e aparecem nos indevidos. Velhos tem narinas e orelhas peludas, velhas tem bigodes e pelos nos mamilos e nas pintas que se transformam em verruga. Lógico que tudo isso é e pode ser disfarçado, mas não de você. Toda essa porcaria está lá e por mais que se cuide, não desaparece e será sua companheira até o caixão. Se você se olhar nu por inteiro, aí é caso de suicídio.
    No assunto se cuidar, entram as técnicas modernas para rejuvenescimento, aqui vai outro "P.Q.P.", é digno de pena a multidão que se submete e gasta fortunas com tratamentos, cirurgias e procedimentos, até bizarros, para ter a beleza e juventude de volta. Minha gente,simplesmente não dá, fiquem velhos com dignidade, sem serem ridículos.
     Todos já viram os resultados de plásticas rejuvenescedoras, é um SHOW DE HORROR. Rostos desfigurados, irregulares, completamente antinaturais. O famoso Botox, tão usado nos dias de hoje, destrói as expressões, deixa a pele dura parecendo manequim de vitrine e se a pessoa for mais velha então é pior, a pele já esta pergaminácea, fica esticada, sem rugas porém fininha, brilhante e cheia de pequenas veias evidentes, como uma linda barriga de lagartixa. Para completar, atualmente cada vez mais homens pintam os cabelos, da para vomitar, não dá!?! Há sempre os favoráveis a esses tipos de procedimentos, todos citam casos de cirurgias que ficaram perfeitas, não da para notar, é uma frase frequente. Como é possível, qual o procedimento que vai devolver a elasticidade, o brilho, o frescor de uma pele jovem. Onde você conseguira a maciez, a textura dos cabelos, o rubor natural nas faces, a expressão de vida, de poder ao ao mesmo tempo inocente dos brilhos nos olhos jovens. Nunca haverá nada para devolver isso. Acabou e pronto, nada há para se fazer.
    O velho tem que lutar pela saúde e dignidade, o resto já se foi e não volta.
    Em se tratando de sabedoria, você teve experiência e se tornou "sábio" com o passar dos anos, etc e tal... Quem esta se importando com isso?  Minha gente, somos humanos dos séculos XX e XXI, a tecnologia explodiu, o mundo se globalizou, os costumes, a evolução enfim tudo entrou em um ritmo frenético. Ninguém acompanha toda a evolução, formam-se abismos entre gerações. Pessoas de 25 anos são defasadas, pelo menos em tecnologia das de 15 anos. Imaginem o que representa um velho em termos de sabedoria para um adolescente? O velho não sabe absolutamente nada do mundo dos jovens. Não há mais estagnação do tempo, a sabedoria de ontem já é completamente ultrapassada hoje, não serve para nada. Isso se aplica a todas as ciências e filosofias  e tudo o mais neste mundo atual. Hábitos, costumes, moral, honra, integridade, enfim tudo, mas tudo mesmo vem mudando radicalmente, num vórtice maluco.
    Na geração dos mais velhos, ainda vivos atualmente, era inadimissível falar de sexo, mulheres tinham orgulho de se casarem virgens. Isso é a maior piada nos dias de hoje. Meninas virgens até certa idade são consideradas aberrantes, ou muito bagulhos a ponto de ninguém querer. Nesse simples exemplo nota-se a discrepância extrema dos valores, e isso se aplica a tudo no nosso mundo atual. Imaginem um diálogo entre Einstein e o Steve Jobs, só matemática o resto nada a ver!
    A grande maioria dos velhos, a base da pirâmide, infelizmente não tem absolutamente nada para ensinar ou passar aos outros, seus valores, experiências pessoais, costumes e até paladares são outros. Jovens estão se lixando para as "coisas" dos mais velhos, tudo tem que ser rápido, pronto, descartável e com muita opção.
    Existem assuntos e áreas em que os velhos de fato importam, mas como já disse, não é a base da pirâmide, mas sim a ponta, a pequena minoria. Se a sabedoria, a experiência e mesmo a companhia de velhos fossem tão boas, como é citada, não haveria cada vez mais velhos solitários, morrendo sozinhos, e o crescimento considerável de casa de repouso, asilos ou coisas semelhantes para o confinamento da velharada. Aqui entra secretamente um "ufa estamos livres".
    Voltando ao título: "Envelhecer é um M.......total", a única coisa que podemos fazer é amenizar, bem pouco, toda essa desgraça de destino, é lutar para ter saúde, fazendo muita dieta e exercícios, tentar se manter forte e vigoroso. Aqui vai mais uma pérola da velhice, para se manter saudável, não engordar, ter força e vigor, é necessário uma força de vontade de super-herói, nada de excessos ou extravagâncias, tem que se levar vida de atleta olímpico, só que nossa olímpiada nunca chegara e os sacrificios terão que ser para sempre, nunca mais a "vida solta"  de antigamente.
    Podemos até exercer um pouco do comportamento dos jovens, nas atitudes, nos hábitos, nas roupas, mesmo sendo um pouco ridículos, porém sem agressões a sua integridade e saúde, com procedimentos que só irão deixa-lo digno de pena.
                                      A juventude se foi, nada há para se fazer mais!!!!!
                                      O consolo é que todos chegarão lá. Que m....não!?! 

domingo, 27 de janeiro de 2013

O ovo e o colesterol




     Em 2006, a Associação Americana do Coração recomendou o consumo de menos de 300mg de colesterol por dia.
    Como apenas um ovo contém quase 210mg de colesterol, seu consumo "poderia" aumentar o colesterol, o que "poderia" entupir as árterias e assim "poderia" provocar um infarto ou um derrame.
    Tudo no condicional "poderia". Agora, não pode mais.
    O médico Ying Rong, da Universidade Huazhong, na China, com o professor Frank B. Hu, da Faculdade de Saúde Pública Harvard, nos EUA, publica no "British Medical Journal" de janeiro estudo atualizado sobre consumo de ovos.
    Conclui que a ingestão de mais de um ovo por dia não esta associada, em pessoas sadias, ao aumento de risco de doenças das coronárias ou de acidente vascular cerebral. A exceção é para diabéticos, o que pede mais estudos.
    Segundo Ying Rong, o ovo é pouco calórico, tem baixo custo e é fonte de nutrientes, sais minerais e gorduras insaturadas.

Pequena reportagem que peguei no jornal Folha de São Paulo, do dia 26/01/2013
(gostei dela porque é bem genérica sem muitas explicações chatas, o fato é que o ovo é muito saudável e não tem problema o seu consumo moderado , como tudo, concordam?)

sábado, 26 de janeiro de 2013

Bolo de banana sem farinha

Esse bolo é legal de fazer quando a penca de banana amadurece toda de uma vez e você não quer perder quase tudo. Saudável, gostoso e fácil, quer mais?


Ingredientes:

-3 xcas de chá de aveia flocos finos (eu uso a caixinha inteira, da certo)
-3 xcas de açucar mascavo (se quiser por menos, a seu critério)
-3 colheres de sopa de uva passa, castanha do Pará moida ou de caju ou nozes
-4 a 5 bananas nanicas bem maduras
-4 ovos
-meia xca de azeite de oliva
-1 colher de sopa de pó Royal (ou o fermento de sua preferência)




Modo como eu preparo: misturo todos os incredientes secos em uma tigela grande, misturando bem com as mãos (aveia, açucar, pó Royal e as sementes). Bato no liquidificador as bananas picadas, azeite e o ovos.





Misturo tudo muito bem e ponho para assar em forma de buraco, untada e polvilhada. Se seu forno for forte, cuidado porque ele assa bem rápido, 20 a 25 minutos. esse meu, da demonstração, ficou meio tostadinho porque me entusiasmei com o seriado da TV e passei 2 minutos, mas mesmo assim ficou gostoso e há quem goste dessa casquinha tostadinha.




Se você quiser o bolo mais cremoso ou molhado é só usar mais banana e azeite, ou se quiser bem seco, diminua esses ingredientes. Ele fica meio esfarelento, mas é muito bom e saudável, aproveitem.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Jantar de Smoothie

 
 
Esse Smoothie fiz hoje para nosso jantar, fotografei passo a passo para explicar melhor. O resultado é sempre satisfatório, não fica uma delicia, alias no começo você estranha mas, logo se acostuma e fica bem bom, pratico e o mais importante muito saudável.



Esses são os ingredientes: 2 folhas de couve, 3 ramos de brocolis, 5 ramos pequenos de espinafre e 3 folhas de escarola,uma fatia de melão, uma laranja lima, 2 bananas nanicas, 2 pedaços de côco fruta e uma cenoura pequena.


 
Nessa foto estão todos picados e prontos para bater.
 
 
Aqui o jantar pronto. Aquela quantidade de produtos da para quatro copos grandes. Fica a seu critério ou gosto quais verduras, legumes e frutas que você vai usar, também pode usar um menor número de cada tipo ou de cada um deles.


domingo, 20 de janeiro de 2013

Nova auto-avaliação

     Em 11/09/2011 fiz uma auto-avaliação, está publicada logo atras, desse tempo para cá algumas coisas mudaram, porisso resolvi fazer essas observações agora.
    Continuo sendo vegetariano, como ovos de galinha caipira apenas e queijo fresco, as duas únicas coisas de origem animal que ainda como, e procuro os produtos onde não há crueldade com os animais.
    Também continuo na academia firme e forte.
    Alterei um poucos meus comprimidos, suspendi o AAS infantil, porque achei desnecessário e também por ser ele um remédio, os demais como alho, Ômega 3, polivitaminico etc... continuo com todos, usando uma média de 14 comprimidos por dia, sem qualquer efeito colateral desagradável.
     Meus doces e bolos, que são bastante esporádicos, estão melhores, peguei mão para coisa definitivamente.
    Atualmente acho e aconselho a todos fazerem algumas extravagâncias esporadicamente, porque o radicalismo extremo leva ao desânimo e nos faz desistir de tudo, além do mais, sou da teoria que o nosso organismo precisa de alguns trancos, de tempos em tempos, para aprender a se virar em situações ruins e não sucumbir.
     Como pizza, chocolate, tomo sorvete, porém tudo isso esporadicamente, uma a duas vezes ao mes, no resto do tempo sou fiel à minha dieta. Procuro sempre evitar aquelas coisas que são gostosas, porém não são o máximo para nosso paladar, tipo bala, bolacha, biscoito etc....
     Hoje estou com 64 anos e meio e continuo sem qualquer doença, pressão arterial de 11/7, exames laboratoriais perfeitos, portanto até agora o esforço esta valendo.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Reportagem da VEJA

     Na Edição do dia 16/01/2013, da VEJA, a capa e uma reportagem sobre o sol e a Vitamina D esta muito boa.O nome da reportagem é "Um lugar ao sol para a Vitamina D".
     Eles monstram coisas muito boas sobre a vitamina D, desde que ela na realidade não é uma vitamina e sim um hormônio, produzida pelos rins, através de uma série de reações químicas induzidas, principalmente, pela luz solar.
    A Vitamina D é conhecida como responsável pela saúde dos ossos, porém já foi descoberto que a sua função é muito maior doque só isso. Ela influencia praticamente todos os órgãos do corpo e existem fortes evidencias de sua proteção contra cancêr.  Diversos tecidos como: mama, colon, próstata, pulmões, cérebro entre outros, possuem células receptoras de Vit/ D.
     O interessante é que os raios solares necessários para o ínício da produção dela, são exatamente os famosos UVB (ultravioleta B), que nos causam câncer de pele. Dai um impasse: O que fazer?
    A reportagem da boas dicas sobre o tipo de pele, o tempo de exposição, até os horários que não representarão grandes riscos, além dos alimentos e até suplementos para a obtenção da Vitamina D.
    Enfim viva o sol e seus raios ambivalentes.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Após um tempo

     Dei um tempo nas minhas postagens porque como sempre falo: "sou a cobaia de meu próprio experimento", portanto para termos resultados, precisamos aguardar o tempo passar, principalmente em se tratando de envelhecimento.
     Esse ano de 2012 não escrevi nada, porém continuei lendo bastante sobre saúde. Agora é bem mais facil achar esse tipo de literatura, por estar muito em moda os hábitos direcionados à boa saúde.
     Alias a medicina de hoje vem mudando muito, não só no sentido tecnológico, mas também no enfoque sobre saúde. Já vemos muita coisa direcionada na prevenção de doenças, médico já tem uma formação para "tratar de pessoas sadias", ou seja ajudar pessoas a não ficarem doentes. Algum tempo atras, nós médicos aprendiamos a ver sinais e sintomas, fazer diagnótico e tratar, sem essa de orientar para evitar doenças. Nós tratavamos os "já doentes".
    Dos livros que li, dois trouxeram boas novidades:
 1- "12 passos para o crudivorismo" de Victoria Boutenko
 2- "Lugar de médico é na cozinha" de Dr Alberto Peribanez Gonzalez
     O que me chamou a atenção, inicialmente, foi o nome Crudivorismo, confesso que nem sabia o que significava: alimentar-se exclusivamente de comida crua, nada de fogão, microondas, forninho elétrico e outras fontes de cozimento, é tudo CRU mesmo.
     Evidentemente ambos autores são radicais e se alimentam exclusivamente de comida crua, mas para nós meros mortais, algumas coisas são viáveis, o radicalismo só em última instância.
    A autora do primeiro livro é uma russa naturalizada americana e que vive com a família nos Estados Unidos desde jovem. Como todo mortal comum, eram todos sedentários, muito acima do peso ideal, comiam de tudo, principalmente "junk food", e como era de se esperar todos muito doentes, ela o marido e os dois filhos tinham sérios problemas de saúde até que bateu o desespero e ela saiu procurando alternativas para que a família não sucumbisse. Acabou encontrando a resposta no crudivorismo, que eles adotaram e ao que parece já estão nessa forma de alimentação por 20 anos. Enfim é legal o livro, aconselho sua leitura, tem até dicas sobre produtos de cozinha, como o liquidificador VITAMIX, que é imbatível, também dificílimo de ser encontrado e caríssimo, mas vale o investimento, de acordo com um amigo meu que comprou, eu ainda não tive coragem de encarar um gasto desse em um eletrodoméstico. Aqui no Brasil ele sai em torno de 3 mil reais, gostou!?!
     O segundo livro é de um médico brasileiro, também só sobre alimentação exclusivamente crua, ele apresenta coisas mais acessíveis para nós tupiniquins. Esse médico tem um spa, próximo de São Paulo, onde os hóspedes participam ativamente de aulas teóricas e práticas, comem só coisas cruas, durante uma estadia de uma semana, de qualquer forma as informações detalhadas sobre essas coisas é só "googlar".
     Falando assim resumidamente, como estou fazendo, parece uma coisa banal do tipo, faço uma salada crua e mando ver, ou pego uma maçã e pronto. Doce engano, a tal alimentação crua tem pratos tão elaborados que são mais complicados doque muitos da cozinha normal. Enfim aconselho lerem ambos livros.
    Já testei algumas receitas e também as tais germinações de sementes, que são fundamentais nessa cozinha e da tudo certo.
     Não afirmo que seja um nectar dos deuses, mas é comível e sem sombras de dúvidas bastante saudável.
    Dessas duas leituras eu acabei adotando um novo hábito para minha família, todas as noites nosso jantar passou a ser os tais "Smoothies" que a Victoria Boutenko cita muito em seu livro, mas com minhas adaptações é óbvio. O jantar passou a ser:
-2 folhas de couve
-3 ou 4 "raminhos" de brócolis (depende do tamanho)
-2 ou 3 ramos de sepinafre
    Já usei verduras como alface, acelga, repolho etc... porém acabei optando pelos tres citados acima. Algumas verduras como rúcula e agrião deixam um gosto mito amargo.
    Agora vem as frutas:
-1 maçã
-1 laranja
-2 bananas nanicas
Pico tudo, verduras e frutas, bato no liquidificador com 2 copos de água e pronto aí esta nosso jantar, tudo CRU e fica de paladar bem aceitável. Uso muitas variações disso, dependendo da disponobilidade coloco: abacaxi, melão, uvas, uvas passas, côco fruta e até legumes tipo cenoura e pepino. Duas a tres vezes por semana ponho uma colher de sopa de mel de abelha, desses de apiário, não o de Supermercado. Fica bem bom.
Você logo notara que um copo grande desse Smoothie te deixa bem satisfeito e alimentado; algumas vezes complemento o jantar com algumas sementes tipo: nozes, castanhas, amêndoas, avelã, outras vezes como 2 ou 3 tâmaras ou figos secos. Também com certa frequencia comemos uma ou duas fatias de queijo branco fresco. Isso é até demais.
     Se você quiser perder peso é só ficar no Smoothie, que te deixa alimentado e bem nutrido, lentamente voce perde peso, só que não pode jantar mais nada. (é meio que Herbalife, né!?!).
    O mal dessas dietas é que são muito frustantes, devido ao fato de não usarmos os costumeiros "garfo e faca", nos dando a sensação de vazio tipo : tá falatando alguma coisa!
    Mas  se quer ser velho saudável tem que ter força de vontade e vencer a "frustração gástrica".
-