domingo, 14 de fevereiro de 2010

novo livro interessante

Acabei de ler outro livro muito interessante, "Saudável aos cem anos" de John Robbins, esse autor é herdeiro de uma cadeia multinacional de sorvetes, a Baskin-Robbins, apesar de que ele se fez sozinho, abandonando toda a fortuna do pai no inicio de sua vida adulta, atualmente não sei, porque não é fornecido esse tipo de relato. Mas o assunto é sobre quatro lugares, onde vivem um certo número considerável de pessoas bem velhas e saudáveis, grande parte delas dos 85 anos para cima até centenários, todos com excelente saúde física e mental e em plena atividade ainda.
São tres localidades de dificil acesso e uma bem conhecida: Abecásia que fica em montanhas do Caucáso, fazia parte da União Soviética; Vilcabamba, no Equador; região de Hunza no Paquistão; e Okinawa, que é um arquipelago com 161 ilhas, onde vivem 1,4 milhões de pessoas, elas são as principais ilhas do Japão e de Taiwan.
Ele faz um apanhado geral de inumeros estudos feitos nessas localidades, por varios médicos e outros cientistas da área de saúde humana, para chegar ao resultado de como essas populações, vivendo em lugares tão diferentes, com hábitos culturais e alimentares tão distintos, em climas muito diferentes, enfim o que eles tinham em comum para durarem tanto tempo e serem tão saudáveis. Lógico que existem muitos pontos em comum entre esses povos, mas aconselho voce a ler o livro todo, porque também há o desfecho atual, com os jovens dessas regiões abandonando os hábitos dos antigos e adotando as modernidades do mundo todo e com isso apresentando as mesmas deteriorações que nós conhecemos tão bem, enquanto seus avós continuam inteiros e saúdaveis. Como é citado no livro, nessas localidades não é raro um avó estar presente no velório de seu neto. Leia que vale a pena!!!!!